Pigmentação (tatuagem) de aréola

Esse procedimento é muito usado para definir, aumentar ou igualar em simetria aréolas mamárias, tanto para corrigir estéticamente, quanto para reconstruir após cirurgia.

POR: Corpo e Estética | EM: 06-ago-2012 | TEMA: Beleza

Tatuagem de aréolaAo contrário de algumas mulheres que querem clarear as aréolas – escurecidas por conta da gravidez ou outro motivo qualquer – existem aquelas que quase não possuem distinção entre o que é a pele do seio e a região em volta do mamilo. Nesses casos, apelam para a tatuagem cosmética para fazer a pigmentação ou escurecimento da aréola.

Fazer tatuagens sempre é um assunto polêmico, principalmente para aqueles que cultuam a beleza transpassada pela mídia. Muitas pessoas acreditam ainda que ter o corpo tatuado é um sinônimo de vandalismo e mau-caratismo. Aposto que quando leu a palavra “tatuagem” já imaginou um roqueiro, em cima de uma moto com cara de mau e o braço inteirinho tatuado não é mesmo?

Então, tire esse estereótipo da sua cabeça, pois a  tatuagem também pode ser cosmética – as tatuagens que conhecemos são denominadas artísticas e não cosméticas, apesar de serem considerados fatores de beleza. Não acredita que a tatuagem pode ser benéfica? Então se surpreenda com o fato de que ela pode ser usada para preencher falhas nas sobrancelhas e até para pigmentar melhor a aréola. Acredite ou não, a tatuagem cosmética tem ajudado muitas vítimas do câncer a recuperarem a vaidade e outras mulheres “consertarem” algumas diferenças que podem não agradá-las muito.

Mas como funciona?

Esse procedimento é muito usado para definir, aumentar ou igualar em simetria aréolas mamárias. Mas atenção, não confunda aréola com mamilo, a aréola é aquele “círculo” que envolve o mamilo (o “bico” do seio), geralmente da mesma cor deste.

Essa tal “dermopigmentação” utiliza as mesmas técnicas da tatuagem artística. O pigmento utilizado, principalmente nas aréolas, é o mais próximo possível do seu tom de pele, especialmente a pele mais próxima do mamilo.

É utilizada uma máquina própria para tatuagem, que com o auxílio de agulhas, penetram na pele injetando a tinta. Pode-se riscar um desenho bem definido ou esfumaçar nas bordas, dando uma impressão mais natural.

Clareamento de pele

Tatuagem no mamilo? Vai doer!

Não se preocupe. Para esse tipo de procedimento se usa um anestésico local e o processo dura aproximadamente meia hora. Após a feitura, alguns cuidados com a alimentação devem ser feitos, se evitar tomar sol no local e passar uma pomada cicatrizante por mais ou menos 10 dias.

Para as aréolas o diâmetro deve ser definido previamente (o procedimento pode ser feito também para aumentar a aréola). O procedimento é simples. Se você não gosta da cor ou acha que a aréola é muito clara, a tatuagem cosmética também pode ajudar.

Mas, lembre-se: como toda tatuagem, o processo de remoção é muito mais difícil, dolorido e demorado. Então, se não for uma questão de saúde, como a reconstrução de aréolas e mamilos após procedimento cirúrgico, tenha certeza do que quer, da cor e tamanho, antes de decidir fazer.

Comentários sobre "Pigmentação (tatuagem) de aréola"